Cergon - Automação Industrial e Energia Solar

Notícias

Esta horta comercial agora opera com energia solar da Cergon

O uso do sistema gerador de energia solar começou na semana passada: utiliza 54 placas (ou painéis), tem potência de 20 kwp e vai economizar R$ 1.600,00 na conta mensal de energia elétrica do Recanto Hort Verde, horta comercial que produz verduras hidropônicas. "Este é o primeiro passo. O segundo, em andamento, é instalar o sistema em outra propriedade da empresa, na via Nego Moço, que em conjunto com a Hort Verde totalizam produção em torno de 80 mil pés mensais de verduras" diz o empresário Danilo Graf, que optou pela tecnologia e assistência da Cergon Energia Solar, de Porto Ferreira. As duas propriedades são supridas de energia pela permissionária CERVAM.


A produção de hortaliças pela técnica da hidroponia traz muitas vantagens, salienta Danilo, engenheiro ambiental atuante no setor desde 2010. "Não há necessidade de preparação do solo e de outros tratos; economiza mão de obra e aproveita qualquer terreno, pois os canteiros, na forma de canaletas, por onde corre a água, são elevados". Ele explica que a alimentação das plantas é feita através de solução nutritiva distribuída na água com os nutrientes essenciais. As verduras hidropônicas são produzidas em área coberta e têm como diferenciais a qualidade, limpeza, maior tamanho e melhor aparência. A água é captada de poço profundo, com ph controlado e a irrigação de cada canteiro é automática, tudo agora movido pela energia solar, que supre também a câmara fria, gerando economia nos custos de produção.


As hortas comerciais de Danilo Graf distribuem a produção para supermercados de Porto Ferreira, Santa Rita e Palmeiras. De 2017 para 2018, seus negócios cresceram 20% e já projeta aumentar mais 2.000 m² na área de produção. O sistema de energia, instalado pela Cergon Energia Solar, já está preparado para suportar esse crescimento, diz Renato Maestrello, diretor da empresa, que acrescenta: "A energia solar é uma solução na cidade e no campo, para residências e empresas, porque oferece, entre outras vantagens, a economia de até 95% na conta mensal de energia elétrica. "